-
Arquitetos: Angela Deuber Architects
- Ano: 2019
-
Fotografias:Schaub Stierli Fotografie
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Thusis foi projetada e construída na cidade que lhe empresta o nome, no cantão de Grisões, região leste da Suíça. Implantado em um terreno de encosta junto a um pequeno planalto no meio dos Alpes Suíços, este pequeno edifício para um cliente solitário se organiza em um único pavimento integrado à um amplo jardim através de uma série de grandes aberturas que emolduram a típica paisagem tipicamente montanhosa da região.
Estruturalmente, o edifício consiste em um único pilar, duas paredes simples e quatro pequenos volumes de concreto, os quais conformam os espaços da casa. As duas paredes definem uma linha que organiza os espaços da casa e estão dispostas paralelamente as curvas de nível do terreno. Junto com o pilar, elas sustentam todo o peso da laje de cobertura da casa. O concreto aparente, que define a materialidade da casa, foi moldado in loco, encaixando a estrutura da casa no terreno de forma a definir uma série de pequenos muros de arrimo que estabelece os planos do jardim. A laje da cobertura está alinha aos ângulos das paredes exteriores da casa, com excessão ao balanço lateral de 3,40 metros que serve para proteger o espaço de varanda junto ao pátio.
Interiormente, o espaço parece maior do que é realmente, muito devido a continuidade dos materiais de piso, teto e paredes, além é claro, das grandes aberturas que fazem com que a casa respire para o lado de fora. As duas paredes estruturais flanqueiam o acesso da casa, o qual se dá por baixo da grande laje em balanço de forma triangular. Uma vez no lado de dentro, a casa se divide em três espaços distintos, porém integrados: a sala de estar, a cozinha e a área privativa — os quais se organizam ao longo de um percurso que a todo momento se conecta com o espaço exterior da casa através de suas grandes aberturas.